quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ações no Igarapé Santa Rosa

Como parte das ações do Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil e desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e a organização ambientalista WWF a Associação Andiroba realizou nos dias 23 e 24 de janeiro um mini curso sobre compostagem entre comunidade beneficiada pelo projeto e alunos do campus Xapuri.
O projeto já em fase de encerramento teve ações  Conjuntas no Igarapé Santa Rosa promovendo melhores condições de vida à população residente na microbacia localizada no município de Xapuri.
A Associação com cede em Rio Branco tem como contribuição no projeto a responsabilidade de implantar 270 fossas sépticas nas residências que não possuem tratamento de efluentes, eliminando es efluentes domiciliares sem tratamento despejados no Igarapé Santa Rosa, além da oferta de mini cursos para um publico total de 80 pessoas.
Sabendo da vocação do Campus Xapuri na área ambiental, a Associação estabeleceu parceria entre o Instituto Federal do Acre, que além de participar com alunos nos cursos oferecidos, participa também com alunos voluntários no projeto que irão ser orientados em seu trabalho de conclusão de curso por docente do Instituto e co-orientados por pesquisadores da Universidade Federal do Acre e associados da Andiroba.
A comunidade também se fez presente no projeto, através da participação no curso, moradores dos bairros beneficiados pelo projeto ampliam seus conhecimentos na área ambiental e garantem praticas mais sustentáveis em suas residências.
A proposta do primeiro curso e difundir o processo de compostagem. Este processo consiste em transformar a matéria orgânica em material semelhante ao solo, através de processo biológico onde microrganismos decompõem restos de comida, esterco de animais, galhos e folhas secas para a formação do composto, que pode ser utilizado como adubo.

Durante o curso, foram produzidas duas composteiras, que são estruturas próprias para o depósito do material orgânico. Ao final do curso, uma das composteiras foi doada a comunidade, representada pela associação de moradores e a outra doada ao IFAC, representada pelo grupo de alunos.  As aulas teóricas foram realizadas no Campus Xapuri e as aulas teóricas no viveiro da instituição.  

O próximo curso já esta previsto para os dias 20 e 21 de fevereiro. A próxima temática estará voltada ao consumo consciente de recursos. Saber usar bem os recursos naturais e reduzir nosso consumo serão temas do próximo encontro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário